terça-feira, 4 de junho de 2013

Artigos

Projeto Maruí


O linotipista Valdir Fraga Junior construiu de maneira simples uma academia onde os alunos aprendem a luta de boxe
    
Foto: José Rubens Brumana   
    
    
O Projeto Marui, em Itapemirim, vem conseguindo atrair jovens para a prática esportiva além de conhecimento cultural, pois estão disponíveis biblioteca e uma videoteca. O seu idealizador o linotipista Valdir Fraga Junior construiu de maneira simples uma academia onde os alunos fazem exercícios e ainda aprendem a clássica luta do boxe. "Aqui eles ficam sabendo que se levar um golpe o juiz abre a contagem para o término da luta. Então não devem enveredar-se para o mundo cruel do furto, roubo e droga".

São dezenas de jovens que vem até do município vizinho, Marataízes. O projeto que tem como patrono o líder guerrilheiro Ernesto Che Guevara que em um dos seus escritos diz "os poderosos podem matar uma, duas, até três rosas mas nunca deterão a primavera".

Fraga Junior conta com o apoio da família, pois todos os participantes devem possuir uma conduta escolar aceitável e sua formação moral a cada dia lapidada.

"Como comunista que sou luto por uma sociedade mais justa e com um pequeno projeto desejo retirar esses jovens da rua transmitindo através da cultura e do esporte uma diretriz em suas vidas", ressaltou Fraga.










MANIFESTO




Aos estudantes e ao povo em geral.
   
Foto: José Rubens Brumana  
   
     
Nós, professores de Itapemirim e Marataízes, vimos por meio deste manifesto, louvar a recente decisão da Comissão de Anistia e Paz do Ministério da Justiça, que resgata historicamente milhares de brasileiros que tiveram a ousadia de enfrentar o regime autoritário, que ficou conhecido como uma das páginas sujas e infelizes da nossa história: A Ditadura Militar.

São brasileiros que com coragem e determinação colocaram em risco sua própria vida sofrendo na pele perseguições, exílios, torturas de toda espécie, etc.
Entre esses brasileiros encontra-se Valdir Fraga Júnior, único filho da região de Itapemirim e Marataízes.

Reafirmamos que esta decisão o coloca oficialmente na história do Brasil e nós como formadores de opinião e amantes dessa terra que somos, sentimos a obrigação e o dever de divulgar com satisfação e redobrado orgulho.

Vale acrescentar, que por questões menores que chamamos de miopia política e ranço do sistema, alguns ainda insistem em não enxergar e compreender a dimensão desses fatos.

Valeu Fraga Júnior!

Para você o nosso respeito e profunda admiração.

Você faz parte da nossa história!

Assinam esse documento: Daniel Silva, José Rubens Brumana, Edmilson Pedro do Nascimento, Cléber Júnior Bento, Denizélia Lesqueves, Danuza Magalhães, Jonas Calheiros, Patrícia Carla Ferreira, Zeli Pires, Helena Maria Rizzo, Maruza de Souza, Márcia Helena do Nascimento, Edite Tuião, Wanderson S. Pianis, Adriana Machado de Souza e Gleice Pedrada, José Paulo Vieira, Ivilisi Soares Azevedo, Adriano Pereira e Cristiano Baiense.












Um comentário:

Se o seu comentário for ofensas será eliminado na hora pela equipe de moderação.